Voltando pra casa

E chega ao fim mais uma etapa da minha vida. Em 22 anos, estou partindo pra minha 20º mudança de cidade. Dessa vez, volto à Porto Alegre.
Foram 9 meses morando na Alemanha e acredito que foram os meses onde mais ocorreram mudanças pessoais, vim uma pessoa e volto outra, e digo isso com muito orgulho, pois acredito que foram mudanças positivas.
Não foram apenas momentos de felicidade, como muitos acreditam. Passei por situações complicadas, especialmente de saúde, mas acredito que os problemas pelos quais passamos são os que mais nos fazem aprender. É como se os momentos bons existissem apenas pra recarregarmos as forças e então voltarmos aos momentos de aprendizagem.
Nesse quase um ano, eu aprendi mais do que nunca quem eu sou e a combater preconceitos que eu nem imaginava que existiam. Aprendi que a linguagem corporal é mais eficaz do que 1000 palavras e que, quanto mais conheço o mundo, mais percebo o quanto ele é igual de uma ponta a outra. A diferença cultural sempre vai existir, mas ainda assim são pessoas, morando em casas, com a mesma rotina de vida(algumas rotinas são mais estressantes do que outras, mas são sempre rotinas), com problemas pessoais, com qualidades e defeitos.
Um dos aprendizados desse ano é tentar não me apegar tanto ao passado e não me preocupar com o futuro, então tento me manter pouco nostálgica, ainda mais antes de partir, mas saio da Alemanha com sensação de dever cumprido e, pela primeira vez na vida, sem arrependimento algum.

3

4

1

2

comentário

Anúncios

6 thoughts on “Voltando pra casa

  1. A volta é sempre algo tão nostálgico e estranho. Quando voltei do meu intercâmbio parecia que tudo aqui ficou parado no tempo, nada tinha mudado. Hoje já vejo com outros olhos e estou bem feliz aqui no Br, mas é bem complicadinho no começo. Desejo a você toda sorte nessa nova etapa. Enquanto isso fico aqui acompanhando. Beijos!! ❤

    Gostar

  2. Deve ter sido um experiencia incrível, quando nos permitimos sempre aprendemos, até mesmo com as coisas mais simples.

    Ainda vou para a Alemanha depois da facul, me aguarde Mayã, rsrs!
    Seja bem vinda e que sua volta ao Brasil seja muito feliz!

    Gostar

Deixe seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s